Quem é você nesta eleição?

Postado por guZZ

Quem é você nesta eleição?

Muita coisa passou nos últimos anos, muitos supostos escândalos, muita barulheira e pouca coisa concreta. Quero dizer, de concreto muita coisa aconteceu, mas pouco se falou sobre as mudanças estruturais e avanços que nosso país vem conquistando.

Estas eleições municipais me parecem estar meio fora de eixo. Parece que, por mais que as pessoas sejam críticas e estejam vacinadas contra a manipulação da informação, ainda sim elas se deixam iludir e com isso votar contra seus valores. Muito escutei do discurso da “decepção” com o partido e das subseqüentes mudanças de voto. E muito me estranhou escutar este discurso. É surpreendente encontrar pessoas que sempre votaram no PT disseminando seu voto entre “Nulos”, “Soninhas” e “Ivans”, ou pior, em um tal de Gilberto.

Mas quem é esse Gilberto? Pefelista? Sim. Malufista? Sim Arena? Sim. Udenista em última instancia. Não se engane, ele representa a opressão, é um soldado das antigas (e per durantes) oligarquias. Da aliança entre a indústria urbana conservadora, com a burocracia estatal parasita e os poderes rurais que sempre assolaram o nosso país. Um defensor dos privilegiados, da direita em seu melhor sentido (Girondino!).

Você se decepcionou com o PT? Foi o mensalão? Ah ta... E agora não vota mais no partido? No Lula sim, mas no PT não? Bom, deixe me lhe dizer uma coisa: essa distinção não existe. Lula é PT, e o PT é Lula.

E esse tal de Mensalão? Uma maneira dos grandes empresários e empresas influenciarem (preste atenção na palavra “todos”) TODOS os partidos políticos. E em especial os que estão no poder. Para os olhos e ouvidos mais atentos não foi uma surpresa, o esquema já estava lá com os tucanos, ele simplesmente continuou a funcionar com os petistas. E já tinha começado a fazer água muito antes, com a CPI do Banestado.

Decepção com o PT? Não! Decepção conosco, que super-dimensionamos sua força e depois o abandonamos aos lobos. - “Ah, a culpa é do Dirceu” - “Ah, eu sempre votei no candidato não no partido”. Pare com isso! Me poupe e vá fazer análise. A imagem imaculada que você tinha do PT pode não existir mais, mas não se engane, os valores que formaram o partido ainda existem.

E nesse meio tempo, como ficou o nosso país? Continua um país dividido. Ou segregado para ser mais preciso. O país ainda tem problemas gravíssimos e votar no PT ainda representa acreditar em justiça social, em distribuição de renda, em diminuir os privilégios, em colocar Estado a trabalho dos mais fracos. A sua “revolução” pode não ter chegado, mas isso não significa que seja tudo igual. A história não acabou.

Votar no PSDB? No PFL? Pelo amor de Deus! Esses partidos são as grandes forças conservadoras do nosso país. Votar no Kassab é votar no Afif Domingos, é votar no Jorge Bornhausen. E adivinhe? votar no PSDB também é votar nestas figuras nefastas.

Se você realmente é uma pessoa de esquerda. Se você não se conforma com a exclusão, com o preconceito. Se você é contra o luxo, o materialismo. Se você preza as liberdades civis e fica louco com o autoritarismo ainda presente em nosso país. Enfim, se você acredita que outro Brasil é possível, um mais justo, um mais igualitário e mais transparente. Você não deveria ter dúvidas com relação ao seu voto.

Seu voto é do PT.

Você pode até não ser petista, e nem deve se não quer. Mas se estes valores também seus, uma coisa deve ficar clara: Seu voto é da Marta. Porque com Kassab, não há cidade limpa.

Gustavo Ferroni

0 comentários: