Entre a burocracia fundamentalista e a fé genuína

Postado por guZZ

Não sou uma pessoa religiosa, mas reconheço valor na religião. O cristianismo, por exemplo, é marcado por valores como solidariedade, humildade, paz, amor e perdão. O curioso é que quando pensamos na Igreja Católica, raramente é nisto que pensamos (ao menos no meu caso).

Automaticamente a relaciono com intolerância, inquisição, corrupção, pedofilia, apoio ao nazismo, etc. Talvez seja injusto da minha parte, mas é inegável não perceber a Igreja como uma instituição altamente contraditória.

Dom Helder Câmara , Dom Evaristo Arns, Dom Pedro Casaldáliga, e afins

Versus

Arcebispo José Cardoso Sobrinho

É só comparar a história das pessoas. Não consegui achar fatos interessantes na história de vida de José Cardoso Sobrinho, apenas a infeliz e desastrosa excomunhão dos pais, do médico e da menina de 9 anos que passou por um aborto para salvar sua vida de uma gravidez de risco que era resultado de um estupro cometido pelo padrasto.

Gostaria de acreditar que o José Cardoso é uma exceção e que o comum são os Helderes e os Arnes dentro da Igreja, mas temo o oposto possa ser a verdade.


Em tempo: Admiro muito os verdadeiros herois e líderes da Igreja católica, pessoas como Papa João XXIII, Dom Hélder, Dom Arns, Casaldáliga, Leronado Boff, frei Beto, Frei Tito, Írmã Dorothy, etc, etc etc.

0 comentários: