A MP 458 e o golpe do Mangabeira

Postado por guZZ

O Ministro Mangabeira Unger conseguiu.
Pelo que parece terá sucesso e dará um golpe de Estado sem romper com a legalidade. Ao elaborar a MP 458 e conseguir que o presidente Lula, o presidente medroso, a assinasse ele deixará o setor ruralista com uma força que nunca antes teve na história do país. E olha que somos um país latino-americano com forte característica agrária.

A medida provisória de regularização fundiária na Amazônia equipara posseiros a grileiros e dá aos últimos direitos que parecem mais privilégios de capitanias hereditárias. A artimanha do documento vai tão longe que também garante a regularização de terras aos grileiros, mesmo se fossem previamente ocupadas por populações tradicionais.

É o fim da Amazônia.
A medida provisória não tem nada a ver com regularização e legalidade, pelo contrário será o fim de qualquer possibilidade de ordem e respeito a lei na região. Ao elaborarem um mecanismo para legalizar a grilagem de terras, o governo empoderará e legitimará os atores que mais depredam a floresta, exploram pessoas e usam de violência na região.
Essa medida provisória institucionaliza o modelo mais voraz de exploração da terra, ignorando qualquer possibilidade de um modelo mais sensato, de pequenas propriedades e de uma exploração harmoniosa que preserve a floresta.

Leia mais sobre o assunto:
Repórter Brasil
Amigos da Terra – Amazônia

0 comentários: