Razões para não assistir Baader-Meinhof

Postado por guZZ

Ontem fui ver o filme. Já tinha suspeitas de que se tratava de algo ruim, primeiro porque só esta passando no Iguatemi e no Cidade Jardim e eu tenho preconceito contra ricos e em especial contra novos ricos ligados em ostentação. Segundo porque eu já tinha visto o trailer e percebi que se tratava de um thriller de ação, mais romantizando do que discutindo o que estava por trás do movimento e sua história. Uma boa comparação seria dizer que se tratava mais de um “O que é isso companheiro?” do que um “Lamarca”. (mesmo assim “O que é isso companheiro” é muito melhor...)

A primeira razão e óbvia é que se trata de um thriller de ação e como tal perde profundidade. A segunda razão e mais forte é porque o filme é cheio de imprecisões históricas e escolhe sempre as versões dos fatos que foram colocadas pelas autoridades. Por exemplo, eles morreram na prisão. As autoridades alegam que foram suicídios, o movimento alegou que foram execuções. Nunca nada foi provado nem para um lado, nem para outro. Este tipo de escolha ocorre em vários momentos, como no seqüestro do Boing pela FPLP, o qual dizem não ter tido participação mas que a imprensa e o governo alegou que eles tiveram participação.

Ainda nesta questão, o filme não explica bem as situações que levaram eles à luta armada, como por exemplo que os agressores que defendiam o Xá Reza Pahlavi eram todos seguranças do Xá acobertados pela polícia. O filme é ainda pior, pois a esquerda sempre alegou que o atirador de Rudy Dutschke, importante socialista alemão, estava a serviço de grupos da extrema direita, só que o filme mostra que ele era um radical que agia sozinho (a direita sempre alega isso, não? É só lembrarmos dos assassinos do Martin Luther King, do JFK, do Robert Kennedy, do Yitzhak Rabin, etc etc – sempre loucos solitários). Ou seja, o filme adota sempre a versão das autoridades e da direita sobre os fatos o que é algo repugnante. Pois, por mais que não possamos adotar uma versão ou outra por falta de provas, adotar uma delas (ainda mais a da direita) e colocá-la como verdade é algo leviano e filha da puta.

O filme ainda banaliza os personagens, os mostra como jovens revoltados, de pouco conteúdo e pouca consistência política. Aventureiros interessados em sexo, drogas e Rock & Roll. Esvazia completamente a discussão política e as escolhas que eles fizeram, também não mostra o impacto que eles tinham na sociedade alemã e o apoio que tinham. Não contextualiza devidamente o momento, as influências de 68, do movimento estudantil na frança, da oposição a guerra do Vietnam, das Brigadas Vermelhas na Itália, dos movimentos de guerrilha urbana na América latina, nos EUA e até no Japão (deste último foi da onde eles basearam seu nome).

O filme também não mostra que uma parte importante da luta do FDK (sigla de facção do exército vermelho em alemão) era contra pessoas que foram ligadas ao regime nazista e ainda ocupavam importantes cargos no Estado alemão ou no setor privado. O FDK acreditava que o imperialismo americano não tinha terminado com o regime nazista na segunda guerra, mas que tinha dado continuidade a ele. Eles diziam ser a responsabilidade histórica da sociedade alemã se livrar do nazismo de uma vez por todas. O filme também não explora, em nada, a relação do FDK com a Stassi, que era a KGB da Alemanha oriental.

Leia um livro ou pesquise na internet, mas não veja o filme. Ele é ridículo. Em minha opinião o filme é uma arma de propaganda contra o grupo. Temos que lembrar que o FDK teve várias gerações, mesmo com a prisão de todos os membros novos militantes continuavam com o grupo e suas operações terminaram apenas nos anos 90. As autoridades alemãs nunca entenderam porque as pessoas continuavam a ingressar no grupo e a apoiá-lo. Acho que o objetivo do filme é esvaziar politicamente o FDK e transformá-lo em um produto romantizado e banal da industria cultural capitalista.

Ah como seria bom se o Costa - Gravas fizesse um filme sobre o FDK em oposição a este. Não veja este filme! Alugue algum dos Costa – Gravas ou me peça uma dica sobre filmes políticos.


1 comentários:

Anônimo disse...

É uma porcaria mesmo...