César Benjamin, um canalha a serviço da direita

Postado por guZZ

Estupidez e infantilidade. Por que alguns movimentos da esquerda radical jogam pela direita?

Pensa-se que é a esquerda verdadeira, os únicos revolucionários restantes:

“Não capitularei!”

Com isso ficam excluídos numa posição radical. Não é o fato de se ter uma posição radical, é o fato de não se permitir ao diálogo que os caracteriza. São intolerantes.

Ai uma proposta de centro-esquerda, social democrata, chega ao poder. O que ocorre? A pior das ameaças na visão deles. Muito pior que um governo fascista e ditatorial.

Por quê?

Porque eles acham que com um governo que traz algumas vitórias para os trabalhadores e melhora o país em algumas questões, mas não faz a revolução, o povo ficará “domado” e mais difícil de mobilizar. Será mais difícil mostrar o governo como inimigo, será mais difícil criticar.

Qual a linha de ação então?

Ora, vale o velho ditado: “os inimigos de meus inimigos são meus amigos”.

É assim que a estupidez e falta de visão junto com intolerância fizeram a esquerda radical por várias vezes se aliar com a direita para tentar derrotar projetos de centro-esquerda. É impensável, mas temos vários exemplos na história. A esquerda radical tende a se aliar antes com a direita do que com a esquerda social democrata.

A história esta recheada de exemplos. No Brasil e fora.

No Brasil é só lembrarmos o comportamento da UNE e da Esquerda Democrática na época de Getúlio. Hoje quem cumpre este papel com relação ao governo Lula são setores do PSOL. E o faz da pior maneira possível, no congresso por diversas vezes Heloisa Helena alimentou o denuncismo e estimulou a dinâmica dos escândalos junto com Bonhausens e Agripinos da vida. Artigos como o do César Benjamin na FSP de hoje mostram do que são capazes quando vão as últimas conseqüências.

Aliás, que espécie de esquerda radical é essa que consegue espaço no jornal dos Frias e cede entrevistas ao site do Reinaldo Azevedo? Essa incoerência eles nunca vêem, só as incoerências da centro-esquerda saltam aos seus olhos.

Fazem uso de um pragmatismo com uma visão de curto prazo. É um pragmatismo canalha, pois aceitam condenar pessoas a uma pior qualidade de vida para chegar “mais rápido” aos seus objetivos.

“Se a revolução fica mais longe quando a social democracia esta no poder, vamos derrubá-la e colocar um fascista lá! ”

Não percebem que é apenas uma sensação, a revolução esta longe independente da corrente política no poder. Esta longe enquanto não houver ambiente parar alterarmos as estruturas da organização social de nossa sociedade.

Esse tipo de escolha a eles parece representar um compromisso mais fiel ao socialismo. Mas não é. Pelo contrário, é o tipo de atitude que levou experiências de esquerda se confundirem com o fascismo. Um pragmatismo que chegue ao ponto de colocar ganhos reais aos trabalhadores em risco para um projeto de poder sem perspectiva temporal, não pertence ao socialismo. Pertence à direita.

A busca pelo poder acima de tudo pertence à direita. A intolerância pertence à direita. A falta de compromisso e lealdade é da direita. A difamação e as táticas sujas são da direita.

0 comentários: