Tropa de Elite

Postado por guZZ

Confesso que não vi o filme, por isso não vou comentá-lo em si.
.
Eu só queria fazer algumas considerações, a primeira é que o cinema é uma ferramenta política. Antigamente existia mais consciência disso que hoje em dia, mas como todo o resto da sociedade o cinema também foi se desideologizando.
(Isto é em termos né, pq a falta de um posicionamento político claro, equivale a um posicionamento político favorável a situal social atual)
.
O grande problema do filme:
.
Para mim, em um país em desenvolvimento como o nosso, conservador e com esse nível de desigualdade, já acho complicado que um filme nacional não aborde questões políticas e sociais de maneira crítica. Mas, posso aceitar que existão bons filmes que não o façam (tipo o 'Homem que Copiava).
.
Agora, é inaceitável que um filme que aborda um situação tão delicada, que retrada situações no limite da ética, dos direitos humanos, da opressão não se posicione criticamente. É inaceitável que um filme que retrate estas situações não faça juízo de valor, não diga claramente para o espectador que aquilo é errado e inaceitável.
.
Um filme desses não pode passar a idéia de inexorabilidade, de desesperança. Ao faze-lo esta passando a mensagem ded que cada um tem o seu lugar na sociede, que vivemos em estratois que não podem ser modificados. E aí de quem tentar sair do seu.
.
Bom, como eu disse eu não vi o filme. Estou falando com base nos comentários que ouvi.

Coloquei aqui um trecho do documentário: NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR, é a fala do Hélio Luz, ex-chefe de polícia do Rio. É bem interessante...

.

0 comentários: