O Pacto das Bananas

Postado por guZZ

O termo “república das bananas” sempre foi usado para apontar países da América latina que viviam sobre falsos regimes democráticos. Refere-se em linhas gerais a países politicamente instáveis, corrompidos e governados por opressores. Normalmente também são países submissos a um país rico e poderoso.
.
O termo surgiu para apontar a relação dos países caribenhos e da América central com os EUA e especificamente a United Fruit Company. A república das bananas clássica foi Honduras.
.
Que nosso páis sempre teve um “quê” de república das bananas é óbvio. Mas o pseudo-pacto republicano firmado por Lula, Temer e Gilmar Mendes passou dos limites. Trata-se de um verdadeiro pacto das bananas. Desenhado para preservar a corrupção, a impunidade e a organização do país na lógica arcaica de corte e súditos.
.
É ridículo. Aliás, se tem algo que me incomoda no Lula é sua covardia. Este é o pior ponto. Tenho várias insatisfações e discordâncias, mas essa covardia excessiva perante ao Gilmar Mendes, a oposição, a revista Veja, etc. Isso não dá pra entender. Isso lhe custará 2010. Perdeu-se a perspectiva e foi-se muito além de um governo de conciliação para um governo de capitulação total.
.
O Pacto
.
Travestido nos press releases como algo que irá melhorar o acesso a justiça, na verdade trata-se de uma ferramenta para dificultar o trabalho da PF na hora de investigar e prender bandidos do colarinho branco. São pontos que servirão de base para revisar a legislação brasileira. O pacto inclui como destaques:
.
Limitação ao uso de grampos telefônicos
Limitação ao uso das algemas
Limitação das prisões preventivas
Processos sobre crime organizado passaram (apenas em primeiro grau) a ser levados por um colegiado de juízes e não apenas um
.
Vejam bem, todas as medidas referem-se a possíveis crimes que apenas a elite estaria envolvida. É ridículo. A colegiado de juízes despersonaliza, pois não sabemos a quem cobrar e a quem responsabilizar e ainda dificulta a ação de peixes fora d’água (pessoas integras e sérias) como o juiz Fausto de Santis.
.
Trata-se de um pacto de bananas!!! A institucionalização da impunidade e um assalto a democracia. Na verdade é uma pá de areia ao movimento feito pela PF e juízes de primeira instancia nos últimos anos.
.
Tudo faz muito sentido quando lembramos da fala do Hugo Chicaroni, aquele que tentou subornar um delegado na Operação Satiagraha, sobre Dantas: “Ele se preocupa com hoje. Lá para cima, ele resolve. STF, STJ... ele resolve. O cara tem um trânsito político ferrado”.
.
Em tempo: Como ninguém além de nós é idiota, colocaram alguns itens importantes como a tipificação especifica para crimes ligados a milícias e grupos de extermínio. Esses pontos servem para mascarar a verdadeira intenção e permitir uma negociação caso alguém queira remover algum outro ponto.

0 comentários: